terça-feira, 7 de setembro de 2010

Menu degustação de Setembro.

Para o mês de Setembro, preparamos um menu cheio de delícias do Brasil, encontradas em receitas antigas de familiares e revisitadas pela Teresa e por mim. Uma delas é o regaste de um prato que minha mãe fazia e que dei o nome de " Carne Seca com Viradinho de Banana Nanica à moda de minha mãe". Aí vai a receita para 2 pessoas:
1/2kg. de carne seca ( de preferência o músculo traseiro), 2 cebolas médias cortadas em rodelas finas, uma colher de cebolinha picada, 4 bananas nanicas maduras, um xícara de chá (não muito cheia) de farinha de milho flocada, 100g. de couve picada, óleo para fritar, 1 colher de sopa de manteiga,  sal e pimenta de reino a gosto.
Modo de fazer:
4 dias antes, coloque a carne seca para dessalgar num vasilha com bastante água. Deixe-a na geladeira.
Vai trocando a água pelo menos 3 vezes por dia.
No dia em que você for fazer o prato, coloque a carne seca para cozinhar até ficar bem macia. Tire do fogo, deixe esfriar, tire toda a gordura e depois desfie a carne bem fininha. ( desse 1/2 kg. de carne, quando você limpá-la vai sobrar apenas uns 300 gramas. Coloque duas frigideiras no fogo. Numa delas, coloque as bananas descascadas e cortadas em fatias com  a manteiga e deixe-as derreter. Na outra frigideira, refogue as cebolas. Quando elas começarem a ficar transparentes, acrescentar a carne seca e refogar bem com a cebola, acrescentando as cebolinhas picadas. Deligar o fogo e acrescentar a farinha de milho na outra frigideira com as bananas. Acrescentar sal e pimenta do reino e ir mexendo até a farinha incorporar bem com as bananas. Numa panela pequena frite em óleo fervente a couve picada até ela ficar crocante.
Finalização.  Coloque num aro de uns 10 cms. o virado de banana até a metade da altura do aro. Complete com a carne seca acebolada. Retire o aro. Coloque por cima o crisp de couve. E sirva.
É uma delícia!
SL

Nenhum comentário: